Informativo 4ª Edição/Outubro

13/10/2014

ALDEIA

Peguei-me olhando para as minhas mazelas e vi o quanto este era o meu lado realçado. Parei e refleti, passei a olhar o meu lado melhor e meus dias tornaram-se noites de lua cheia. Passei a observar as pessoas por esse outro ângulo e tornei-me mais amigo. Vi delicadezas nunca observadas. Vi ações amigas, nunca percebidas. Vi tolerância, nunca imaginada. Senti o quanto tudo isso é gratificante.

PESQUISA REALIZADA NO JP

Em 30/8/2014 foi realizada a coleta de dados prevista como etapa da pesquisa QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS. Todos os dados obtidos estão sendo compatibilizados, serão divulgados e servirão para orientar os trabalhos da Associação. Neste processo, verificou-se que existem no bairro Jardins de Petrópolis 203 lotes com edificações, estando 14 em construção ou em reforma, sendo que 3 foram abandonadas. A coleta considerou um respondente por lote, com exceção dos moradores do lote conhecido como Porteira d’água, onde existem oito casas e um morador de cada uma delas respondeu ao questionário. O resultado evidenciou 175 sujeitos como população do estudo. A amostra foi constituída dos moradores que aceitaram participar da pesquisa o que totalizou 96 indivíduos. Entre os demais, 5 proprietários se recusaram a responder ao questionário e 7 caseiros que, com a ausência de seus patrões, também não quiseram participar. Não foi encontrado qualquer possível respondente em 72 lotes. Como conseqüência, 84 sujeitos foram desconsiderados para a pesquisa. A coleta de dados se deu, como previsto, com a visita aos 168 lotes identificados, feita por 6 equipes constituídas, cada uma delas, por dois coletores de dados e um guia.

O NOVO SITE DA ASSOCIAÇÃO

Já está em funcionamento o novo web site da Associação Comunitária do JP. Com um visual inovador e exibindo algumas das belezas da flora e da fauna encontradas no Jardins de Petrópolis, o site também oferece a comunidade o acesso às deliberações das últimas assembléias gerais, do Estatuto Social e dos Informativos. Em breve, também estarão disponíveis para consulta os resumos das contas mensais da Associação. Não deixe de conferir e dê a sua opinião sobre mais esta ferramenta de comunicação da nossa entidade.
Críticas ou sugestões podem ser enviadas através do nosso canal CONTATO.

MEDIDA EMERGENCIAL CONTRA FURTOS DENTRO DO JP

Nos últimos dias, foram registrados 4 furtos no interior do Jardins de Petrópolis. Levantamentos iniciais demonstraram que os criminosos adentraram no bairro em motocicletas, transitando pela passagem do Rio Macacos, nas proximidades da Rua Pinheiros. Referido trecho também é constantemente utilizado por treeiros que acessam nosso bairro indevidamente, haja vista que seus veículos, por não estarem devidamente emplacados, estão impedidos de transitar em vias públicas.

Nesse contexto, como uma resposta rápida ao problema, o Conselho Gestor da Associação decidiu implementar, em caráter emergencial, uma portaria no citado local, objetivando controlar a passagem das pessoas e impedir a entrada de veículos de trilha no interior do bairro.

TRÁFEGOS NA RUA DOS MANACÁS

A pavimentação do trecho da rua dos Manacás, quase esquina com rua Jequitibás, está em plena execução pela empreiteira contratada pela Prefeitura. Como no local estão trabalhando máquinas e caminhões, orientamos aos moradores que: enquanto durarem as obras evitem passar pelo local, escolhendo trechos alternativos. A Associação também fez contato com a empreiteira responsável pela obra e solicitou-lhe que oriente os seus funcionários para que reduzam a velocidade de máquinas e caminhões no interior do bairro objetivando evitar acidentes.

BRIGADA DE INCÊNDIO

Estamos passando por um longo período de seca e estiagem. Isso favorece a proliferação de queimadas, principalmente no entorno do JP. Portanto, é importante organizarmos uma brigada de incêndio em nosso bairro. Para tanto, convidamos os interessados em compor o grupo para se inscreverem como voluntários em listas que estão disponíveis nas portarias, para que possamos nos organizar.

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO MACROZONEAMENTO RMBH

No dia 09 deste mês, Edymar Von Randow, representante da Associação do JP no ConCidade em Nova Lima. Esteve presente no Seminário Internacional do Macrozoneamento da região metropolitana de BH, evento ocorrido na UFMG.

A palestrante de São Paulo, Rovena Fernandes relatou as dificuldades encontradas em se fazer um Plano Diretor para a Grande São Paulo que na verdade é composta por outras macrorregiões metropolitanas e que fazem ligação com o litoral, estados do norte e estados do sul. A falta de interlocução em todas as esferas inibe ou posterga atitudes emergenciais como no caso da escassez de água.

Também foram proferidas palestras por profissionais colombiano (Bustamante e Carlos Patiño) que abordaram o macrozoneamento de Medelin. na Colômbia. Destacou-se que: não bastam os excelentes projetos de Uso do Solo e da construção de equipamentos urbanos como de atenção à saúde, educação, segurança e transporte em áreas de aglomerados, pois o Tráfico de Drogas é que determina tudo, se apossando dos Recursos Hídricos, do uso do solo, da bolsa de valores, etc. A violência de Medelin ocupa o primeiro lugar na América Latina.

Impressionante a lucidez dos palestrantes ao reconhecer publicamente o domínio da criminalidade sobre as políticas urbanas.

O evento contou ainda, com a apresentação de uma peça teatral, explicando o que são as ZIMs (Zonas de Interesse Metropolitano), as AIMs (Áreas de Interesse Metropolitano) a Trama Verde e Azul (que trata do uso do solo sob a perspectiva dos recursos hídricos e corredores ecológicos).

Encerrando as palestras, Edésio Fernandes, residente em Londres, falou sobre a importância de legitimar e legalizar as ações do PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado), buscando apoio desde a esfera municipal até federal, para que seja legal com aprovação de leis sobre o tema; contando com a participação das populações afetadas, o que legitima todo o processo. O Importante não é só planejar, mas
buscar recursos para sair do papel.

Permalink