Informativo 5ª Edição/Janeiro

08/01/2015

O NOVO

O novo somente surge à condição de que algo tenha sido deixado para trás. Desejamos que 2015 inicie em rítmo de renovação, mente e coração, para estarmos abertos a escutar, aprender e revisar. Que sejamos como a cigarra que para se renovar tem que perder toda sua aparência exterior! Que renasça dentro de cada um a aceitação, superação, esperança, gratidão e fé.

O NOVO SITE DA ASSOCIAÇÃO

Já está em funcionamento o novo web site da Associação Comunitária do JP. Com um visual inovador e exibindo algumas das belezas da flora e da fauna encontradas no Jardins de Petrópolis, o site também oferece a comunidade o acesso às deliberações das últimas Assembleias Gerais, do Estatuto Social e dos Informativos. Não deixe de conferir e dê a sua opinião sobre mais essa ferramenta de comunicação da nossa entidade. Críticas e/ou sugestões podem ser enviadas através do nosso canal de relacionamento.

DELIBERAÇÃO DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA GERAL

No dia 29/11/2014, realizou-se na sede da Associação do JP Assembleia Geral, deliberando-se pela manutenção do ponto de monitoramento, atualmente localizado em trilha que dá passagem para o Distrito de Macacos, pela propriedade dos Mendes. Ficou ainda acertado que o referido ponto será mantido por 03 meses, sendo que, ao final, será avaliada em nova assembleia geral a sua permanência. As despesas decorrentes do posto correrão por conta dos recursos arrecadados com a renegociação de dívidas.

VISITA DA VEREADORA ÂNGELA LIMA

A Associação do JP lembra aos moradores e proprietários de imóveis que, a entrada de máquinas de serviço no bairro somente será autorizada pela secretaria, mediante a entrega pelo interessado de autorização emitida pelo Poder Público para a intervenção ambiental, movimentação de terra, perfuração de poços, etc.

O Conselho Gestor da Associação Jardins de Petrópolis, em uma tentativa de estreitar os laços com os vereadores de Nova Lima, enviou um convite a cada um deles para que visitassem nosso bairro. O objetivo era trocar experiências com os mesmos, informando-os de nossas conquistas e também de nossas reivindicações e apreensões.

No dia 5 de Novembro, recebemos a visita da Vereadora Ângela Lima que, gentilmente, compareceu à sede da Associação. Entre os diversos assuntos que foram abordados, destacamos dois em que pedimos o apoio da vereadora: auxilio na reelaboração do Plano Diretor de Nova Lima, que está sendo realizado,  todos lembram que nos trouxe grandes problemas quando a elaboração do mesmo há cinco anos atrás. Ângela tem grande interesse no tema e faz parte da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. Ela colocou-se à disposição para nos ajudar. O segundo tema foi de pavimentação em nossa comunidade. Foi-lhe explicado o quando já foi conquistado, tanto com o esforço dos associados, quanto com a parceria com a Prefeitura de Nova Lima, junto ao Prefeito Carlinhos.  Destacou-se a importância da pavimentação, tanto para assegurar o direito de ir e vir, inclusive de vans escolares, quanto para a preservação do meio ambiente, uma vez que, sem a pavimentação, é necessária a colocação nas ruas do JP de toneladas de cascalho que, inevitavelmente, acabam nos cursos d’agua, causando imenso impacto ecológico.

PESQUISA JP – QUEM SOMOS, O QUE QUEREMOS – SÍNTESE DOS RESULTADOS

No levantamento feito anterior à pesquisa foram encontrados 203 lotes com edificações, sendo que 14 deles estavam em construção ou em reforma.

Decidiu-se por fazer a coleta considerando-se um respondente para cada lote, o que resultou em 168 respondentes.  No caso das casas do lote conhecido, como Porteira d’água, onde existem oito casas, foi decidido que um morador de cada uma das casas responderia ao questionário. Assim sendo, o total das pessoas considerados  para o estudo foi de 176.

No dia programado para a coleta de dados, os 168 lotes foram visitados por 6 equipes, cada uma delas constituídas por dois coletores de dados e um guia, que era integrante do Conselho Gestor. Responderam ao questionário os proprietários, ou seus caseiros, ou ainda seus parentes residentes e presentes nas edificações no momento da coleta e que concordaram participar da pesquisa.

Entre as pessoas abordadas:

  • 96 concordaram em participar do estudo;
  • 5 proprietários se recusaram a responder ao questionário;
  • 7 caseiros, com a ausência de seus patrões, não quiseram participar do estudo;
  • Em 72 casos os moradores estavam ausentes ou não se teve acesso às moradias. Tal realidade resultou num total de 84 questionários não aplicados e na obtenção de 96 questionários respondidos.

Na folha de relatório da pesquisa os aplicadores registraram que houve:

  • 56 experiências de receptividade positiva por parte dos respondentes;
  • 1 mais ou menos;
  • 2 moradores que não quiseram responder a todas as perguntas.

RESULTADOS MAIS SIGNIFICATIVOS:

  • Em relação aos moradores:
    • Número médio de moradores do JP: 363. Com a projeção para 168 lotes c/ casas: 635;
    • Número de crianças e adolescentes: 61 (16,8%) à projeção: 107;
    • Número de moradores de 61 anos ou mais: 23 (6,4%) à projeção: 40.
  • Captação de água: 54 casas das 96
    • Nascentes = 56,3%. Projeção: 95.
  • Número de eleitores em Nova Lima
    • Eleitores = 153. Projeção: 268.
  • Pessoas interessadas em carona solidária
    • Carona solidária = 53 ou 55,2%. Projeção: 93.

TRÊS DEMANDAS MAIS FREQUENTES:

  • Disponibilidade de água para uso doméstico: 63 apontamentos ou 19% do total;
  • Ampliação do transporte coletivo: 60 apontamentos ou 18,2%;
  • Pavimentação das ruas: 58 apontamentos ou 17,6%.