A Associação Comunitária do Bairro Jardins de Petrópolis foi criada no dia 12 de março de 1995 com o principal objetivo de defender os direitos dos moradores e proprietários de lotes no bairro e trabalhar para a melhoria da qualidade de vida de todos os que frequentam o JP. A sede da Associação fica situada na Avenida Morro do Pires, em frente à portaria 1 e é o local de realização de eventos como as assembléias, reuniões e festas. Em breve, esse espaço será reformado para ampliar os serviços oferecidos à comunidade. A Associação disponibilizou um computador no hall de entrada da sede conectado à internet 24 horas por dia para todos os que quiserem acessar à rede. A Associação criou também uma biblioteca e o acervo está sendo montado com doação dos próprios moradores. A intenção é criar um espaço de lazer e cultura, um ponto de encontro, um ponto de referência e mobilização, um local onde as pessoas possam literalmente associar-se umas às outras.
Antes da construção da sede, o bairro não tinha a mínima infra-estrutura. Um pacote de correspondências era entregue no Posto Jambreiro e cada morador tinha que buscar suas cartas a 15 km de distância! As portarias foram construídas em 2002 e as cancelas foram instaladas para coibir a saída de lenha, a vinda de caçadores de animais silvestres, evitar assaltos e reduzir a presença de arruaceiros que aproveitavam o sossego do bairro para usar drogas e cometer outros delitos.
A Associação construiu três lixeiras para a coleta de lixo e hoje está em processo de implantação da coleta seletiva no bairro. O mirante foi totalmente reformado e conta com calçamento, lixeiras e mobiliário. Algumas ruas do bairro estão sendo calçadas com pé-de-moleque, que permite o escoamento e drenagem da água, sem comprometer o solo, evitando o aparecimento de erosão e a ocorrência de lixiviação. Todas essas obras e melhorias da infra-estrutura do bairro foram feitas graças ao recolhimento das mensalidades dos condôminos. Teoricamente, essas obras deveriam ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Nova Lima, mas há muitos anos, o bairro é deixado de fora dos projetos do poder público, suspostamente, devido à sua baixa densidade demográfica. Com a omissão da Prefeitura, a Associação precisa intervir, agir e garantir os direitos dos moradores e proprietários. Essa é a nossa missão.
Conselhos Gestor e Fiscal gestão 2015/2016
Conselho Gestor
- Carmen Amoroso Lima – Presidente
- Fábio Dantas de Britto – Vice Presidente
- Ivan Correa de Souza
- Hildan de Godoi
- Paulo Márcio Fiuza Palmela
- Vânia Márcia Alvarenga Cobra
- Patrícia Fiúza Chaves
- Pedro Costa Serpa
-
Thompson Medrado
Conselho Fiscal
- José Ferreira Vilaça
- Ricardo Luiz Araújo Drummond
- Roberto Rates Soares